Museu Etnográfico do Freixial comemorou Dia Mundial da Alimentação

O Museu Etnográfico do Freixial assinalou o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de Outubro de 2008, com a realização de actividades, destinadas aos mais novos, desta feita, com os alunos da escola do 1º ciclo básico da Várzea.

Com esta iniciativa, pretendeu-se valorizar as tradições alimentares, bem como fomentar o interesse pelo Património Etnográfico junto do público mais jovem. A preocupação com a reutilização e reciclagem foi, também, um tema presente nas tarefas a dinamizar.

O programa integrou um conjunto de ateliers lúdico-pedagógicos sob a temática: "O Ciclo do Pão". No Atelier "Mãos na massa", as crianças tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo do fabrico do pão, desde a apresentação dos ingredientes até ao produto final, salientando a importância deste na alimentação.

Como complemento, houve um pequeno filme de animação sobre esta temática, com canções de Carlos Alberto Moniz e José Jorge Letria, cedido, gentilmente, pelo Museu do Pão, de Seia e o visionamento de um powerpoint sobre o fabrico artesanal do pão. Do programa constou ainda a elaboração de uma cesta para o pão, através da reutilização de materiais de plástico.

Deste modo, procurou-se sensibilizar as crianças para a necessidade de adoptar comportamentos de defesa e protecção do ambiente que é de todos nós.

De referir ainda que todos os participantes puderam visitar o Museu Etnográfico onde se preserva o seu passado rural e partir à descoberta dos utensílios usados na confecção do pão.

http://bigtheme.net/
The Betst Bokies Romenia Bonus bet365 here.
Ламперия от ЕМСИЕН-3