História

O Museu Etnográfico do Freixial é o culminar de um longo percurso de recolha de objetos etnográficos por parte do Rancho Folclórico do Freixial que contou também, com a motivação e dedicação da comunidade onde se insere. A ela se deve a edificação e as doações que vão enriquecendo o espólio.


Parte desse acervo encontrava-se disperso por locais pouco adequados à sua conservação. A ideia de restaurar e expor esse material etnográfico levou à realização, em 1996, de uma exposição, numa casa antiga cedida temporariamente.


Tendo em conta o sucesso desta iniciativa, em 2000 iniciou-se a construção de um edifício de traçado tipicamente regional, utilizando materiais característicos do século XIX.

 No dia 30 de Junho de 2002, o Museu Etnográfico abriu as suas portas ao público. 


Nestes quase dez anos de existência, o Museu Etnográfico do Freixial recebeu inúmeras visitas escolares dos vários graus de ensino, de utentes de lares de terceira idade, de grupos ligados à etnografia, ao folclore e à museologia, e ainda de famílias que incluem este local no seu roteiro turístico de fim-de-semana.


É com grande orgulho que esta instituição museológica se vê solicitada, com frequência, por investigadores que pretendem realizar trabalhos académicos nesta área.


Ao longo dos anos, foram assinados protocolos e parcerias com organismos públicos, e mantemo-nos abertos a todas as iniciativas que promovam o Museu Etnográfico do Freixial e a comunidade que representa.

http://bigtheme.net/
The Betst Bokies Romenia Bonus bet365 here.
Ламперия от ЕМСИЕН-3